Conectas


Fundação: 2001
Posso ser voluntário? Sim

MOTIVAÇÃO

O 50º aniversário da Declaração dos Direitos Humanos, em 1998, coincidiu com um momento de fortalecimento da sociedade civil nos países do Sul Global. Em sintonia com este fenômeno, os fundadores da Conectas trabalharam para promover o diálogo Sul-Sul e aumentar a cooperação entre organizações da América Latina, da África e da Ásia, contribuindo para estabelecer um novo eixo de ação em direitos humanos no mundo. Articulado em torno desta ideia, este grupo de organizações aumentou ao mesmo tempo sua ação em âmbitos regionais e internacionais, usando, por exemplo, fóruns como a ONU para dar ainda maior visibilidade às desigualdades e injustiças cometidas em cada um destes países.

MISSÃO

Promover a efetivação dos direitos humanos e do Estado Democrático de Direito, no Sul Global (África, América Latina e Ásia).

IDEALIZADOR

Oscar Vilhena e Malak Poppovic, acadêmicos e ativistas de direitos humanos.

COMO ATUA

Trabalha pela efetivação dos direitos humanos e fortalecimento de instituições democráticas no Brasil e no Sul Global, por meio de:
Advocacia estratégica (influência do poder público, ações judiciais coletivas, engajamento em sistemas de direitos humanos regionais e internacionais e mobilização da sociedade civil);
Desenvolvimento da cooperação entre organizações de países do Sul Global;
Monitoramento e influência das ações de política externa do governo brasileiro com relação à sua transparência, participação da sociedade civil e principalmente respeito aos Direitos Humanos.
Também desenvolve programas de capacitação e fortalecimento de redes entre ONGs e defensores de direitos humanos no Sul Global.

PRINCIPAIS PROJETOS

Justiça: Age judicial, administrativa e politicamente para proteger vítimas, prevenir e reverter violações de direitos humanos no Brasil, especialmente nas prisões.
Política Externa: Monitora a relação do Brasil com outros países, cobrando alinhamento com direitos humanos nos votos e posições na ONU.
Colóquio Internacional: Reúne pesquisadores e ativistas para fortalecer ação no Sul Global. Mais de 70 países já participaram.
Revista SUR: Leva reflexão para ação em direitos humanos a 102 países. Produzida no Sul Global em português, inglês e espanhol, nos principais indexadores acadêmicos.

ABRANGÊNCIA GEOGRÁFICA:

Internacional, Nacional

COMO SE FINANCIA

Financiamento, doação.

COMO AJUDAR PESSOA FÍSICA

Doação.

COMO AJUDAR PESSOA JURÍDICA

Entrar em contato com Muriel Asseraf, coordenadora de Desenvolvimento Institucional da Conectas, pelo número (11) 3884-7440.



SITE:

http://www.conectas.org

CONTATO:

(11) 3884-7440 conectas@conectas.org

REDES SOCIAS DESTA ONG:






2012® Todos os direitos reservados.
Realização:


Parceiros: