AÇÃO SOCIAL PARA IGUALDADE DAS DIFERENÇAS – ASID BRASIL


Fundação: 01/07/2010
Posso ser voluntário? Sim

CNPJ

12.291.500/0001-

MOTIVAÇÃO

Causa da pessoa com deficiência.

MISSÃO

Ampliar o impacto de instituições para pessoas com deficiência através da gestão, potencializando o investimento social privado.

IDEALIZADOR

Alexandre Schmidt de Amorim, Diego Tutumi Moreira e Luiz Hamilton Ribas
A ASID nasceu de um trabalho de graduação desenvolvido em 2008 na Universidade Federal do Paraná. A ideia foi iniciada por Alexandre Amorim, que na época era aluno de Administração, inspirado em sua irmã que possui Síndrome de Down.

COMO ATUA

Proporcionamos a evolução das instituições que atendem a pessoa com deficiência, através do aprimoramento da gestão.

Nossa metodologia é focada na gestão das instituições e nas conexões entre elas, buscando troca de experiências e capacitações. Nossos serviços são gratuitos para as instituições e divididos em 3 áreas: Suporte em Gestão, Fortalecimento de Redes e Programas de Voluntariado.

PRINCIPAIS PROJETOS

CONHECENDO O CENÁRIO, LEVANTANDO AS OPORTUNIDADES PROPONDO MELHORIAS.
O IDEE é o primeiro passo pelo qual as instituições atendidas pela ASID passam. Nele, com o uso de 26 indicadores e 143 itens de avaliação, são analisadas 8 áreas da entidade: Financeiro, Captação de Recursos, Marketing, Recursos Humanos, Liderança, Impacto Social, Jurídico e Infraestrutura. Com os resultados obtidos é possível identificar como a instituição se encontra no geral, bem como em cada área separadamente, gerando base para a sugestão de melhorias e a indicação de workshops indicados para cada entidade. É com base no IDEE que a instituição segue para os próximos passos da metodologia da ASID, podendo iniciar o Melhoria Contínua ou um projeto de Assessoria Administrativa.

TRANSFORMANDO IDEIAS EM QUALIDADE DE VIDA PARA A PESSOA COM DEFICIÊNCIA.
O Ideação é um projeto voltado para grupos de pessoas que estão fundando uma instituição para beneficiar pessoas com deficiência. O objetivo do projeto é dar suporte da estruturação dessas novas instituições, fornecendo ferramentas, capacitando e auxiliando na criação de práticas de gestão, de modo que ao fim do projeto a instituição consiga se gerenciar e entregar o impacto proposto na vida das pessoas com deficiência

UMA ATUAÇÃO FOCADA. O PRIMEIRO PASSO NA CAMINHADA DA MELHORIA CONTÍNUA.
Após a realização do diagnóstico e com base nos resultados obtidos, as instituições que possuem necessidade e interesse recebem o projeto de Assessoria Administrativa, sendo esse focado nas áreas de maior relevância da entidade, as quais foram previamente apontadas no IDEE. As ações realizadas são personalizadas para cada caso e contam com diversas capacitações e planos de ação, englobando toda a organização em função do desenvolvimento da mesma.

MUDANÇA SISTÊMICA PARA UMA TRANSFORMAÇÃO GLOBAL.
O projeto gestão global é focado nas instituições que já receberam o IDEE e, preferencialmente, já receberam um projeto de Assessoria Administrativa. Sendo assim, o Gestão Global consiste em uma série de capacitações e assessoria individual em todas as áreas da gestão, para que pequenas e grandes mudanças possam acontecer de forma ordenada.

A EVOLUÇÃO ATRAVÉS DO ACOMPANHAMENTO
O Melhoria Contínua surgiu da necessidade de que a comunicação e o suporte entre as instituições e a ASID não sejam interrompidos em nenhum momento. Quando uma instituição recebe o diagnóstico ela pode receber um projeto de assessoria administrativa caso esteja em situação de risco ou possua um plano de crescimento. As instituições que não se encaixavam nesses critérios mantinham contato com a ASID apenas participando dos cafés e dos eventos, sem ter um acompanhamento particular até a próxima aplicação do IDEE. Com o Melhoria Contínua a ASID permanece em contato com a instituição durante esse período realizando o acompanhamento de metas trimestrais elaboradas em conjunto. Ao final do primeiro trimestre, os resultados são avaliados e novas metas são estabelecidas. Essa lógica se repete no segundo e no terceiro trimestre, e o programa se encerra com a reaplicação do IDEE, fechando o ciclo de um ano. O acompanhamento se dá de maneira mais remota, com o objetivo de que a instituição desenvolva mais autonomia e independência, podendo ainda, entretanto, contar com o suporte da ASID.

VALORIZAR AS VIRTUDES E PROMOVER A EVOLUÇÃO PARA TODAS
As instituições muitas vezes possuem realidades similares, problemas, dificuldades e pontos fortes semelhantes. Pensando nisso, a ASID decidiu compilar boas práticas de gestão encontradas na nossa rede para disseminar soluções e ideias que possam ser úteis para as outras instituições. Com isso, procuramos aproximar instituições acreditando que a dificuldade de umas pode ser a força de outras, de modo que elas possam se desenvolver com a ajuda umas das outras.

O CAFÉ QUE APROXIMA, INTEGRA E DESENVOLVE
Na última semana de cada mês são realizados cafés da manhã com uma discussão sobre um tema relativo à gestão das instituições. Todo café tem uma instituição anfitriã que se destaca no tema em questão, a qual recebe todos em sua sede, fornecendo o café da manhã, e compartilha com o grupo a sua prática de sucesso. Além disso, a ASID sempre convida um especialista no tema para trazer uma visão mais externa à realidade das instituições.

RECONHECER E VALORIZAR PARA APROXIMAR E INTEGRAR
Com a aplicação do IDEE, a ASID realiza a premiação das três melhores instituições do ano em 12 diferentes categorias, tendo por objetivo o reconhecimento destas. Além disso, visa ainda direcionar as demais instituições para que possam aprender e trocar experiências com a referência de cada área.

ABRANGÊNCIA GEOGRÁFICA:

AL, PR, SC, SP

COMO SE FINANCIA

Projetos realizados em parcerias com empresas.

COMO AJUDAR PESSOA FÍSICA

Através de doação ou voluntariado.

COMO AJUDAR PESSOA JURÍDICA

Investindo no impacto social gerado pela ASID.



SITE:

www.asidbrasil.org.br

CONTATO:

(41) 9105-1122 (41) 3501-3145 (41) 9215-3707 luiz@asidbrasil.org.br

LOCALIZAÇÃO:

Avenida Manoel Ribas, 297
Curitiba - PR

REDES SOCIAS DESTA ONG:




imagem 2 imagem 3

2012® Todos os direitos reservados.
Realização:


Parceiros: