Projeto Arrastão


Fundação: 07/08/1965
Posso ser voluntário? Sim

CNPJ

43.082.197/0001-68

MOTIVAÇÃO

O projeto começou por inspiração à metodologia do Clube de Mães, que capacitava mulheres de baixa renda da comunidade de Campo Limpo, periferia de São Paulo, para uma participação mais igualitária e autônoma na sociedade, além da capacitação técnica na costura/artesanato como geração de renda e ações de saúde-familiar / métodos contraceptivos. Com a inclusão das mães no mercado de trabalho, surgiu a necessidade de atendimento aos seus filhos num ambiente educativo para aprender e brincar. Inicialmente através de uma creche, posteriormente, um Núcleo Sócio-educativo para atender crianças e adolescentes no contra turno escolar e Programa de Formação de Jovens. O Projeto Arrastão veio ampliando suas atividades em atender, não só a comunidade local por meio de ações sociais, culturais e educacionais, como intervir na construção de políticas públicas.

MISSÃO

Nossa missão é formar cidadãos capazes de transformar a realidade e o meio em que vivem sempre considerando o espírito coletivo de não dar o peixe, mas ensinar a pescar.

IDEALIZADOR

Vera Masagão Ribeiro
Vera Masagão Ribeiro começou no Projeto Arrastão com o trabalho voluntário atendendo crianças e grupos de mães, fazendo o acolhimento familiar, social e orientação de saúde. Formada em Ciências Sociais - História, Vera fez de sua vida uma causa

COMO ATUA

Acolhe as famílias das comunidades do Campo Limpo, Taboão da Serra e distritos de Capão Redondo, Vila Andrade, Jardim Ângela, Jardim São Luís. Promove mudanças culturais minimizando riscos sociais. Vem consolidando o seu papel de criar oportunidades para o desenvolvimento sustentável local.

PRINCIPAIS PROJETOS

1. Núcleo de Dança Pélagos
O Pélagos nasceu da parceria entre o bailarino Rubens Oliveira (que foi por mais de 8 anos dançarino da companhia de Ivaldo Bertazzo) e o Projeto Arrastão, no qual Rubens foi aluno durante toda a sua adolescência. O último espetáculo do grupo: Garimpo exigiu uma preparação intensa com aulas de capoeira, danças brasileiras, teatro-físico, preparação corporal/fisioterapia, canto, nutrição e balé. O espetáculo estreou em outubro de 2012 no teatro do CEU (Centro de Educação Unificado da prefeitura de São Paulo) de Campo Limpo onde fez uma pequena temporada. O espetáculo Garimpo é contado a partir dos movimentos do corpo. São explorados o trabalho braçal e pesado de homens e mulheres que buscaram na terra o seu sustento durante a corrida do ouro na lendária Serra Pelada, no estado do Pará, na década de 1980. Com direção de Rubens Oliveira, Garimpo é uma criação dos 30 jovens alunos do Projeto Arrastão que compõem o Núcleo de Dança Pélagos desde o início de 2010. Esse projeto teve como apoiador a Secretaria de Cultura de São Paulo.

2. Design & Moda
Projeto com intuito de introduzir conceitos de Criatividade (utilizando desenhos e materiais), Design (projeto e planejamento), Moda e Tendências, para a construção de empreendedorismos nessas linguagens. Os alunos trabalharam a elaboração de briefing, processo criativo e protótipos de uma linha de acessórios pessoais a partir da reutilização de resíduos industriais. O trabalho resultou em uma sessão de fotos produzida pelos próprios jovens. Atendeu 60 jovens de 15 a 18 anos, e contou com a parceria do FUMCAD (Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente) e da empresa RedeCard.

3. Núcleo de Comunicação Maré Alta
O Núcleo, desenvolvido a partir da formação em Comunicação oferecida pelo Centro Jovem do Projeto Arrastão, articula uma rede de comunicação de adolescentes na região do Campo Limpo, a partir da criação de mini-núcleos em escolas públicas e organizações sociais, facilitando o intercâmbio de informações e experiências entre os alunos, e proporcionando meios para a ativação da cidadania e intervenção social prática. Para isso formou em 2012 jovens na linguagem de jornalismo, criação gráfica (Design gráfico) e Áudio Visual. O projeto atendeu cerca de 60 jovens de 15 a 18 anos e em 2012 realizou oficinas com a criação de 30 fanzines, 3hs de programas de rádio/dia, 6 Curta metragens, 2 documentários sobre a juventude, e 30 oficinas realizadas sobre o Estatuto da Criança e Adolescentes em escolas do entorno.

4. Canto e Encanto com os Bichos do Brasil
Esse projeto propõe uma vivência cultural por meio de aulas de musicalização. As crianças e adolescentes são inseridos no universo do conhecimento e da prática musical fundamentados pelos quatro pilares da educação: Aprender a Ser, Aprender a Conviver, Aprender a Fazer e Aprender a Conhecer.
Em 2012 o grupo construiu um repertório de 10 canções de Xavier Bartaburu sobre a fauna brasileira e desenvolveu atividades de interação com outros públicos como alunos de outras salas e funcionários, multiplicando o conhecimento adquirido em sala de aula. O grupo preparou seu repertório visando a gravação de um CD com o nome do projeto em 2013. Fez ainda apresentações importantes com o grupo Nhambuzim e também no Parque da Água Branca. O projeto contou com a participação de 60 crianças de 06 a 14 anos, e teve como parceiros o FUMCAD e a empresa Tarpon 5.

5. Programa Cor Arrastão
Desde 2001 até 2012. O programa principal é o eixo habitação social que desenvolve ações de melhorias habitacionais físicas, revitalização de fachadas e oficinas de cultura e arte para a comunidade. Por sua complexidade, articula ações de três outros eixos: desenvolvimento social e cidadania, empreendedorismo e geração de renda e qualidade de vida. Atualmente o programa não recebe nenhuma fonte de financiamento e por isso foi interrompido.
Área de atuação e público atendido: Social / famílias beneficiadas da comunidade local, moradores da região de Campo Limpo e Taboão da Serra.
Fonte financiadora e recursos envolvidos: Habitat para a Comunidade Brasil.

ABRANGÊNCIA GEOGRÁFICA:

SP

COMO SE FINANCIA

Doações PF e PJ, convênios com Prefeitura Municipal de São Paulo e CRAS (conselho regional de assistencia social), projetos via FUMCAD

COMO AJUDAR PESSOA FÍSICA

Doação via depósito bancário, voluntariado ou contribuição de imposto de renda via projetos FUMCAD

COMO AJUDAR PESSOA JURÍDICA

Doação via depósito bancário, voluntariado empresarial ou contribuição de imposto de renda via projetos FUMCAD



SITE:

www.arrastao.org.br

CONTATO:

(11)5841-3366 arrastao@arrastao.org.br

LOCALIZAÇÃO:

Rua Dr. Joviano Pacheco de Aguirre, 255
Sao Paulo - SP
CEP: 05788-290

REDES SOCIAS DESTA ONG:




Crédito - NM Crédito - NM Crédito - NM Crédito - NM Crédito - NM Crédito - NM Crédito - NM Crédito - NM Crédito - NM Crédito - NM Crédito - NM Crédito - NM Crédito - NM Crédito - NM Crédito - NM Crédito - NM Crédito - NM Crédito - NM Crédito - NM

2012® Todos os direitos reservados.
Realização:


Parceiros: