Associação Arte Despertar


Fundação: 15/01/1998
Posso ser voluntário? Não

CNPJ

02469083000198

MOTIVAÇÃO

A Arte Despertar surgiu da iniciativa, em 1997, de Regina Vidigal Guarita, trabalha a cultura, a arte e a educação como pilares de sustentação para as suas ações de humanização com foco em saúde, inclusão sociocultural e difusão do conhecimento com crianças, adolescentes e jovens em comunidades; educadores de instituições socioculturais e educacionais; e pacientes, acompanhantes e colaboradores da saúde em hospitais.
Ao completar sua primeira década, em 2007, a Arte Despertar ampliou seu campo de atuação sistematizando sua metodologia e desenvolvendo uma tecnologia que possibilita a qualificação da formação, tanto do educador na comunidade quanto do colaborador da saúde.
Desta forma, o educador fortalecido em sua autonomia para ensinar é capaz de promover uma educação satisfatória à criança, ao adolescente e ao jovem enquanto que na saúde, o colaborador melhor estruturado em suas competências comportamentais, pode enfrenta com maior assertividade os desafios diários no ambiente hospitalar.

MISSÃO

Despertar a potencialidade de indivíduos por meio da arte e da cultura, possibilitando o exercício de ações transformadoras.

IDEALIZADOR

Regina Vidigal Guarita
Empreendedora social, fundadora e diretora-presidente da Associação Arte Despertar. Formada em comunicação, arte publicitária, ilustração e desenho pela Escola Panamericana de Artes e em artes plásticas pelo Instituto da Arte e Decoração. Foi dir

COMO ATUA

A Arte Despertar desenvolveu uma metodologia própria em que tem a arte enquanto instrumento de comunicação e expressão e a cultura no resgate de identidade e raízes.
Na área da saúde, atua em duas frentes: atendimento e treinamento comportamental. Na primeira proposta, são beneficiados pacientes, acompanhantes e colaboradores dos hospitais parceiros, que engloba desde médicos e enfermeiros até recepcionistas e ascensoristas.
As atividades arte-educativas e culturais possibilitam que pacientes em tratamento façam uma conexão com sua história de vida e a realidade do momento, o que favorece o resgate da autoestima, o reforço de vínculos familiares e afetivos e, por consequência, a melhora da saúde. Para os colaboradores, essas atividades contribuem para a revitalização de suas potencialidades, habilidades e relações, tendo em vista a transformação positiva de si próprio, do outro e do ambiente.

Já o Treinamento Comportamental é voltado exclusivamente para os colaboradores de hospitais. Tem como objetivo o desenvolvimento de competências pessoais que viabiliza ao colaborador estrutura para se cuidar e cuidar do outro, o que favorece o clima organizacional e impacta na satisfação do cliente (paciente), no nível de estresse e na redução das taxas de rotatividade e de faltas, refletindo na redução de custos e gerando impacto positivo na imagem da instituição hospitalar.
Na área da educação, o público-alvo também é amplo: crianças, adolescentes e jovens de comunidades, além de educadores e orientadores de instituições socioculturais e educacionais. Nesta proposta, são implementadas atividades para o desenvolvimento de habilidades e competências dos profissionais, qualificando seu papel de educar e orientar crianças, adolescentes e jovens, compartilhando conhecimentos, princípios e valores essenciais para que estes possam enfrentar desafios na infância, na vida adulta e profissional.
Essas experiências com arte e cultura favorecem a constituição da cidadania, possibilitando aprendizados permanentes que vão além da educação convencional. Nesse âmbito, a Arte Despertar tem como objetivo explorar os potenciais dos educadores para que estejam mais preparados e motivados para elaborar com recursos próprios novas propostas educacionais com senso crítico e autonomia, tornando-se agentes transformadores de suas próprias comunidades.

PRINCIPAIS PROJETOS

2014:
Saúde – Treinamento Comportamental - Treinamentos para colaboradores da saúde no complexo do Hospital das Clínicas; “Sensibilização Dia do Enfermeiro” no Instituto Central; “Comunicação, Trabalho em Equipe e Relacionamento” no Instituto de Radiologia; “Comunicação, Trabalho em Equipe e Relacionamento” no “Pronto Socorro do Instituto Central”.
Saúde – Projetos– Atendimento para pacientes, acompanhantes e colaboradores da saúde:
1. “Plano Anual Arte Despertar: Promovendo Cultura nos Hospitais” nos hospitais: Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer (GRAACC), Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (ICESP), Instituto do Coração (InCor), Hospital Municipal Tide Setúbal e Hospital das Clínicas (HC), sendo que neste atende no Instituto Central e no Serviço de Assistência Médica e Social aos Servidores (SAMSS). Em realização.
2. “Multiplicando Arte no Instituto do Coração (InCor) e no Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer (GRAACC)” . Em realização
Educação – Projetos – Atendimento para crianças, adolescentes e orientadores socioeducativos: “Arte e Cultura para Crianças e Adolescentes dos CCAs” nos Centros para Crianças e Adolescentes Dom Bosco, Mãe do Salvador e Pedro Luiz.
2013:
Saúde - Treinamento Comportamental - Treinamentos para colaboradores da saúde: “Reconhecer para Acolher”, “Sensibilização para o Processo de Atendimento” e “Motivacional” no InCor; “Desenvolvimento Humano Organizacional”, “Reflexões e Resultados” e “Trabalho em Equipe e Motivação com Arte” no HC; “Motivar para a Ação através da Arte” no ICESP; “Curso de Contação de Histórias” na AACD, Hospital Infantil Sabará, Hospital São Luiz Gonzaga, InCor e Santa Casa de São Paulo; “Aula no curso de Pós-Graduação/Especialização em Enfermagem em Cardiologia” no Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa (IEP).
Saúde - Projetos - Atendimentos para pacientes, acompanhantes e colaboradores da saúde: “Multiplicando Arte e Cultura no Instituto do Coração” no InCor; “Multiplicando Arte no GRAACC e no InCor” no InCor e no GRAACC; “Tecnologia Social com Arte e Cultura” no ICESP.
Educação - Projetos - Atendimentos com crianças, adolescentes e orientadores socioeducativos: “Arte e Cultura para Crianças e Adolescentes dos CCAs” nos Centros para Crianças e Adolescentes Dom Bosco, Mãe do Salvador e Pedro Luiz.
Acesse os links:
Projetos: http://www.artedespertar.org.br/projetos/
Treinamento Comportamental: http://www.artedespertar.org.br/treinamento-negocio-social/

ABRANGÊNCIA GEOGRÁFICA:

SP

COMO SE FINANCIA

Doações dos associados, pessoas físicas e empresas. Convênios municipais (Fumcad). Doações para projetos com dedução fiscal (Lei Rouanet e ProAC – ICMS). Treinamentos em hospitais.

COMO AJUDAR PESSOA FÍSICA

Doação ou patrocínio com dedução fiscal (Fumcad, Lei Rouanet)

COMO AJUDAR PESSOA JURÍDICA

Doação ou patrocínio com dedução fiscal (Fumcad, Lei Rouanet, ProAC – ICMS), contratação de serviços de treinamento. Entre em contato: financeiro@artedespertar.org.br






2012® Todos os direitos reservados.
Realização:


Parceiros: