Fundação Julita


Fundação: 6/12/1951
Posso ser voluntário? Sim

CNPJ

62.805.759/0001-07

MOTIVAÇÃO

Na época de sua criação, a Fundação Julita visava à integração de crianças, idosos e jovens e suas famílias na sociedade. Segundo o primeiro Estatuto da Fundação, a ideia original era abrigar famílias de migrantes da zona rural oferecendo um local para morar, plantar e vender os produtos de forma cooperada. Além da moradia e da terra para o plantio, ainda era oferecida assistência em relação à educação, alimentação, saúde e orientação profissional.

MISSÃO

Atender crianças, jovens e famílias em situação de vulnerabilidade social por meio de ações socioeducativas que promovam o exercício da cidadania.

IDEALIZADOR

Antônio Manoel Alves de Lima
Criada em 1951 pelo produtor de café, Antônio Manoel Alves de Lima, a Fundação Julita surgiu para abrigar famílias migrantes da zona rural do país. Hoje atende crianças, jovens e suas famílias de baixa renda por meio de atividades socioeducativas.

COMO ATUA

Atuamos por meio de atividades socioeducativas. Para isso, oferecemos cinco programas de atendimento com foco em educação, meio ambiente e esporte. Todos os programas contam com a orientação e o suporte de quatro centros com temáticas específicas, a fim de garantir a efetividade e o aprofundamento do trabalho.

PRINCIPAIS PROJETOS

Temos quatros programas de atendimento: Programa Castanheira (atua na educação infantil, atendendo 333 crianças de 4 meses a 3 anos e 11 meses); Programa Ipê-Amarelo (no contraturno escolar, oferece educação complementar com oficina de percussão, dança, comunicação, ação política e esporte para 320 crianças e adolescentes entre 4 e 14 anos e 11 meses); Programa Paineira (oferece educação profissionalizante com oficinas de iniciação profissional e preparação e encaminhamento para o mercado de trabalho para 150 jovens entre 15 e 29 anos); e Programa Araucária (oferece atividades de lazer, culturais e de integração social para 160 idosos). Para garantir a efetividade dos programas de atendimento, criamos quatro centros de referência e suporte ao trabalho: Centro de Saúde (conta com especialistas em enfermagem, psicologia, psicopedagogia, fonoaudiologia, nutrição e odontologia que oferecem atendimento gratuito aos atendidos e suas famílias, sobretudo para contribuir com o processo de aprendizagem e a qualidade de vida); Centro de Esporte (oferece várias modalidades esportivas e tem como foco o esporte educacional - aos fins de semana também atende a comunidade no geral); Centro de Educação Ambiental (oferece atividades de educação ambiental e ações de preservação da natureza no entorno por meio do uso de tecnologias sustentáveis baseadas na permacultura); e Centro de Cultura (oferece atividades de violão e percussão abertas para a comunidade no geral, musicalização infantil para crianças da primeira infância e biblioteca com acervo de 15 mil livros).

ABRANGÊNCIA GEOGRÁFICA:

SP

COMO SE FINANCIA

Por meio do financiamento da iniciativa pública e privada e doações de pessoas físicas

COMO AJUDAR PESSOA FÍSICA

Com doações em dinheiro, materiais, ações voluntárias e/ou participando de nossa campanha de apadrinhamento. Obs.: há áreas que necessitamos mais de voluntariado, mas variam conforme o período, se houver necessidade informamos as atuais. As necessidades materiais variam conforme o período, se houver necessidade descrevemos as atuais.

COMO AJUDAR PESSOA JURÍDICA

Com o financiamento de um de nossos projetos e doações materiais e/ou participando de nossa campanha da apadrinhamento. Obs.: as necessidades materiais variam conforme o período, se houver necessidade descrevemos as atuais.



SITE:

www.fundacaojulita.org.br

CONTATO:

carlaprates@fundacaojulita.org.br

LOCALIZAÇÃO:

Rua Nova do Tuparoquera, 249
Sao Paulo - SP
CEP: 05820-200

REDES SOCIAS DESTA ONG:






2012® Todos os direitos reservados.
Realização:


Parceiros: